Pontos turísticos possuem índices de roubos e furtos elevados e inspiram cuidado redobrado
O período de férias de julho chegou e, embora pareça simples, viajar com um smartphone requer alguns cuidados para manter privacidade e segurança. De acordo com dados recentes do serviço Celular Seguro, 60 mil aparelhos já foram bloqueados referentes à perda, roubo ou furto de aparelhos, desde que foi lançada a plataforma há seis meses pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O número é ainda maior quando se considera o total de aparelhos roubados ou furtados que não foi cadastrado no Celular Seguro. No Brasil todo, cerca de 1 milhão de smartphones foram subtraídos de seus proprietários em assaltos ou outros tipos de crimes, principalmente nos grandes centros urbanos, de acordo com Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
O aumento da criminalidade fez com que mais brasileiros contratassem um seguro celular. Dados da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) indicam a existência de ao menos 10 milhões de aparelhos celulares com seguro no país.
“Todos nós estamos expostos a esses riscos quando estamos fora de casa. Por isso, desenvolvemos proteções com abrangência nacional e internacional, e isso traz uma tranquilidade para quem vai viajar nas férias. Se acontecer algum imprevisto como roubo, furto, quebra acidental ou queda de líquido no aparelho, o cliente aciona o seguro”, diz Daniel Brandão, Diretor Comercial e Marketing da Assurant, seguradora presente no Brasil e em mais 20 países com mais de 61 milhões de aparelhos protegidos no mundo.
O especialista explica que o seguro para celular novo é contratado no momento da compra do aparelho e passa a valer imediatamente. Já o seguro para aparelho seminovo pode ser contratado a qualquer momento e também passa a valer às 24h00 ou no dia seguinte. “Os planos têm coberturas que podem ser combinadas ou compradas individualmente, de acordo com as necessidades do consumidor”, ressalta.
Como funciona o seguro e a indenização para celular novo e usado?
Em caso de algum imprevisto como roubo, furto ou quebra acidental, o cliente deve acionar a seguradora por meio da sua central de atendimento ou WhatsApp. Também nestes casos, o cliente deve fazer imediatamente um Boletim de Ocorrência detalhando o ocorrido.
Nos casos de roubo e furto, a reposição do aparelho poderá ser por modelo novo igual ou similar, ou mesmo seminovo com garantia de 1 ano, a depender da apólice contratada.
Quanto custa o seguro celular?
A Assurant oferece diversas coberturas possíveis, que podem ser contratadas isoladamente ou combinadas. A depender do modelo, canal e escolha da cobertura, há opções de contratação a partir de 10% do valor do aparelho.
Dicas para evitar ter o celular roubado
- Antes de viajar, deixe anotado em casa o IMEI do celular, pois ele também pode facilitar o bloqueio do aparelho.
- Em caso de roubo ou furto, use o serviço “Celular Seguro” do governo federal para bloquear o smartphone.
- Quando estiver de carro, evite falar ao celular com a janela aberta.
- Evite andar com o celular no bolso de trás de calça ou bermudas.
- Não deixe o celular em cima de mesas de bares, restaurantes, etc.
- Cuidado ao tirar fotos em locais públicos.