Para não correr o risco de ficar inadimplente em alguma situação inesperada de perda de renda, consumidores estão buscando mais por proteção financeira para manter as contas em dia e preservar o crédito. Contratação do seguro Prestamista cresceu 15,50% no primeiro trimestre.
A inadimplência (quando não é realizado o pagamento de algum compromisso financeiro previsto em contrato) é uma das principais preocupações dos brasileiros. A redução da renda, inflação e a taxa básica de juros de dois dígitos estão entre os principais motivos no atraso de pagamentos de contas e de inadimplência. Atualmente, mais de 72 milhões de pessoas estão nesta situação no país, segundo pesquisa da CNDL (Confederação Nacional de Diligentes Lojistas) em parceria com o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito).
Para não correr o risco de ficar inadimplente em alguma situação de perda de renda, muitos brasileiros estão contratando uma proteção financeira. De acordo com dados da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a procura por seguro Prestamista aumentou 15,50% no primeiro trimestre deste ano e movimentou R$ 4,82 bilhões no período.
Na seguradora Assurant, o total de contratação do seguro Prestamista cresceu 17% em 2023 na comparação com o ano anterior, segundo dados da Susep (Superintendência de Seguros Privados). No primeiro trimestre de 2024, no entanto, a procura por Prestamista da seguradora avançou bem acima da média do mercado 117,5%.
A Assurant está presente em mais de 21 países. Na América Latina, incluindo Brasil, a seguradora tem mais de 30 parceiros comercializando seus produtos e serviços de proteção financeira. São mais de 3,8 milhões de pessoas na região com seguro prestamista da Assurant.
“O seguro prestamista é para proteger o crédito da pessoa que faz um financiamento ou empréstimo, pagando parte da dívida em três situações: desemprego involuntário, invalidez ou em caso de falecimento”, diz Daniel Brandão, Diretor Comercial da Assurant no Brasil.
“O seguro prestamista é um produto importante para o planejamento financeiro, e protege o consumidor e o credor. Ele garante a quitação total ou parcial de uma dívida em caso de morte, invalidez ou perda de renda do cliente. Além disso, resguarda os familiares de uma possível transferência da dívida aos beneficiários”, detalha o executivo.
Exemplos das coberturas incluídas no plano de proteção financeira:
- Morte
- Invalidez Permanente Total por Acidente
- Perda de Renda involuntária
- Desemprego (CLT) - demitido sem justa causa
- Incapacidade (Profissional liberal com comprovação de renda)
- Hospitalização (Profissional liberal sem comprovação de renda)
O que o seguro não cobre (o chamado risco excluído)?
Sendo contratado no regime CLT, não tem cobertura para caso de pedido de demissão voluntário. Não tem cobertura também se for demitido por justa causa. Em situações de afastamento ou hospitalização, não estão cobertos eventos de natureza estética (cirurgia plástica, por exemplo) dentre outras exclusões.
Como contratar um Seguro Prestamista?
O seguro é ofertado pela Assurant em parceria com empresas de varejo, bancos de montadora, bancos tradicionais, financeiras, e-commerce e fintechs, por exemplo.
Um plano de proteção financeira pode ser adquirido de forma voluntária, sempre que houver uma compra parcelada, empréstimo pessoal, financiamento de veículos, entre outros. A adesão ao seguro é sempre feita no momento da contratação do crédito.
Quanto custa um Seguro Prestamista?
O valor varia conforme o total do financiamento adquirido e o prazo que a dívida levará para ser quitada. Um dos principais benefícios dessa proteção securitária é fazer com que o consumidor não perca o acesso ao crédito.
Por que o Seguro Prestamista é importante tanto para Profissionais Autônomos, quanto para Profissionais no regime CLT?
É uma proteção indispensável para trabalhadores autônomos. O seguro da Assurant tem cobertura também para os autônomos não regulamentados que são aqueles profissionais informais. Ao contratar o prestamista, esses profissionais podem acioná-lo em caso de hospitalização por acidente ou doença.
O seguro Prestamista da Assurant oferece também cobertura para trabalhador no regime CLT para que ele possa se proteger em situações de desemprego involuntário, afastamento por doença ou acidente.
O que tem levado o brasileiro a procurar mais pelo Seguro Prestamista?
O principal fator que está provocando essa procura pelo seguro prestamista é a maior preocupação das pessoas e das famílias em honrar os seus compromissos financeiros, e a conscientização sobre a importância do seguro para se proteger dos imprevistos.
A taxa de inadimplência no país vem crescendo nos últimos anos. Mais de 72 milhões de brasileiros estão em situação de inadimplência. Os consumidores de 26 e 60 anos são a maioria com restrição no nome por causa de dívidas.