Nosso recente relatório trimestral Análise de tendências de dados de Trade-In e Upgrade  já está disponível e fornece informações valiosas sobre o mercado de aparelhos usados. 

Aqui estão três destaques do nosso relatório do 2º trimestre:

  • Os consumidores estão mantendo seus aparelhos por mais tempo 
  • O valor médio de troca para celulares chega a US$ 141
  • O iPhone 11 tem sido o dispositivo mais trocado por nove trimestres consecutivos

Vamos aprofundar nos resultados. 

Usuários do iPhone mantendo seus aparelhos por mais tempo

Observamos resultados mistos em relação à idade média dos aparelhos trocados ou atualizados. No geral, a idade média subiu para 3,71 anos, comparado aos 3,64 anos do trimestre anterior. Esse aumento foi impulsionado principalmente pelos iPhones, que passaram de 3,63 anos no primeiro trimestre de 2024 para 3,78 anos no segundo trimestre. Por outro lado, a idade média dos smartphones Android caiu, indo de 3,67 anos para 3,5 anos neste mesmo período.

Valores de trade-in em alta

Os valores de trade-in para iPhones e smartphones Android subiram em comparação ao primeiro trimestre de 2024. Para os smartphones Android, o valor médio de troca alcançou US 103,45 um aumento de 37% em relação ao trimestre anterior. Apesar da idade média dos iPhones ter aumentado no segundo trimestre, o valor que as pessoas recebem ao trocá-los não caiu, como se poderia imaginar. Na verdade, o valor médio de troca dos iPhones da Apple cresceu 21% em relação ao trimestre anterior, subindo de US163,47 para US 198,01. No total, o valor médio das trocas no segundo trimestre foi de US$ 141,02.

Top 5 aparelhos recebidos de programas de Trade-In e Upgrade

O iPhone 11 continua sendo o grande favorito, sendo o aparelho mais ativado em programas de trade-in ou upgrade pelo nono trimestre seguido. Ele representa 31,01% dos cinco principais aparelhos entregues e é o único 4G dessa lista.

Uma vitória para todos

No geral, os consumidores estão mantendo seus aparelhos por mais tempo, mas ainda participam ativamente de programas de trade-in e upgrade. Esses programas têm como objetivo tornar os aparelhos mais acessíveis, diminuindo os custos, oferecendo créditos para compra de novos aparelhos e acessórios ou outros serviços. Ao mesmo tempo, essas iniciativas geram novas receitas para operadoras, fabricantes, MSOs e varejistas, além de demonstrar um compromisso com a sustentabilidade ambiental.