Os telefones móveis tornaram-se, sem dúvida, uma parte essencial da vida de todos nós. Os consumidores dependem deles para manter contato com amigos e familiares, assistir entretenimento, utilizar mapas online para encontrarem melhores rotas, realizar transações bancárias e muito mais. Sair de casa sem o telefone é impensável, mas chegará o dia em que os consumidores irão trocar o seu aparelho antigo fazendo o upgrade para um novo. Mas o que acontece com esse aparelho antigo? Muitos deles acabam virando lixo eletrônico. Cada dispositivo que não é reaproveitado, mas colocado de lado e acaba no lixo, é uma oportunidade perdida para empresas e consumidores, além de ser prejudicial ao meio ambiente.

Embora um proprietário possa não querer mais seu aparelho antigo, provavelmente ele ainda possa ser utilizável e ter valor. Os dispositivos móveis usados ​​podem gerar resultados positivos em várias frentes se pudermos aproveitar ao máximo seu ciclo de vida.

O programa de trade-in é uma solução que pode maximizar o ciclo de vida do dispositivo móvel e gerar benefícios para consumidores, empresas e meio ambiente.

 

A variável do consumidor

Quando chega a hora de atualizar o dispositivo móvel para um novo aparelho, os dispositivos existentes são tratados principalmente de três formas pelos proprietários:

Alguns consumidores, principalmente os das gerações mais velhas (Baby Boomers e a Geração Silenciosa), optam por manter o telefone como reserva para o caso de seu novo telefone apresentar defeito, ser extraviado ou roubado; no entanto, essa opção geralmente significa que o telefone é colocado em uma gaveta e esquecido.

Outros consumidores preferem tentar vender seus próprios dispositivos, uma ação favorecida principalmente pelas gerações mais jovens (Millennials e Gen Z). Embora seja preferível colocá-lo em uma gaveta, pode ser demorado para alguém tentar vender seu próprio dispositivo e pode-se perder as promoções lucrativas oferecidas pelas redes de varejo.

Depois, há o conjunto de consumidores que fazem o trade-in de seus aparelhos antigos. Isso permite que eles recebam crédito por aquele dispositivo antigo que será usado para adquirir um novo aparelho. Todos os dispositivos que vêm por meio dos programas de trade-in da Assurant possuem os dados apagados, sem existir nenhum risco de conterem dados pessoais no aparelho. Os aparelhos antigos adquiridos pela Assurant também são mantidos fora do lixo, sendo comercializados novamente e aqueles que não podem ser reaproveitados são reciclados de forma responsável.

O sentimento do consumidor em relação à sustentabilidade ambiental não deve ser menosprezado. Em um estudo recente, 75% dos entrevistados afirmaram que provavelmente trocariam seu dispositivo se soubessem que ele seria devidamente reciclado ou reutilizado. 85% das pessoas no mesmo estudo disseram que teriam uma visão mais positiva das empresas (fabricantes, operadoras, redes de varejo) se focassem na redução da quantidade de lixo.

Todos os consumidores devem ser informados sobre os benefícios do trade-in. Operadoras de celular, OEMs, grandes varejistas entre outras empresas podem encorajar os consumidores a fazer trade-in dos seus aparelhos, oferecendo valores atrativos para que ele entregue o dispositivo usado, em vez de mantê-los em uma gaveta ou vendê-los por conta própria, e também reforçando os benefícios ambientes obtidos através da iniciativa.

 

O componente de negócios

Os benefícios para operadoras, OEMs, varejistas e demais empresa que implantam programas de trade-in são enormes. As promoções de trade-in provaram ser ferramentas de marketing bem-sucedidas para incentivar upgrades, aumentar a retenção e a satisfação do cliente e atrair novos clientes. Além disso, os programas de trade-in ajudam também as empresas a atingir suas próprias metas de sustentabilidade corporativa.

As empresas também devem considerar os fluxos adicionais de receita vindos dos programas de trade-in. Os melhores programas da categoria fornecem incentivos que não apenas induzem os consumidores a fazer o upgrade para um novo dispositivo e trocar o existente, mas também deixam margem suficiente para obtenção de receita quando o dispositivo é revendido no mercado secundário. Capitalizar os programas para gerar mais receita é possível, principalmente se forem levadas em consideração os fatores mais importantes para os consumidores.

Por exemplo, ao decidir trocar seus telefones, 58% dos consumidores globais dizem que sua decisão depende do preço. Por meio de programas de trade-in, a Assurant juntamente com os parceiros ajudou a devolver mais de US$ 12 bilhões às mãos dos consumidores. Usando nossas análises de fácil configuração, as empresas podem propor os preços mais favoráveis ​​para motivar os clientes a participar dos programas e gerar lucro no processo.

Para outros 25% dos consumidores globais, a confiabilidade é o fator mais importante. Isso é benéfico para operadoras, OEMs e grandes varejistas em quem os consumidores podem confiar mais do que em site online menos conhecidos ou de vendas de consumidor para consumidor.

Os programas de trade-in servem como uma ferramenta para aumentar a base de clientes, ajudar os consumidores a se atualizarem com novos dispositivos, impactar positivamente a satisfação do cliente e aumentar a receita, ao mesmo tempo em que causa um impacto positivo no meio ambiente.

 

Impacto ambiental

Mencionamos que os dispositivos que são comercializados evitam acabar no lixo, mas o benefício para o meio ambiente não para por aí. Frequentemente, esses dispositivos são revendidos ou reservados para dar suporte a sinistros de seguros de garantia e de proteção do dispositivo. Quando um dispositivo usado é reaproveitado, significa que um novo dispositivo não precisa ser fabricado, o que evita a produção de emissões de CO2 e também reduz a quantidade de minerais necessários para serem extraídos para produzir o dispositivo.

 Desde 2009, os esforços coletivos de sustentabilidade da Assurant resultaram em:

• 116 milhões de dispositivos móveis reaproveitados

• 23.664 toneladas métricas de lixo eletrônico redirecionadas de aterros sanitários

• 6,4 milhões de toneladas métricas de emissões de CO2 evitadas

Além disso, a Assurant garante que qualquer telefone que não possa ser revendido seja reciclado de forma responsável. Em 2021, a Assurant direcionou 1,9 milhão de dispositivos para reciclagem, o que permite que metais preciosos sejam recuperados e reutilizados.

É possível aproveitar ao máximo o ciclo de vida do dispositivo móvel. Os programas de trade-in são vantajosos para todas as partes envolvidas — consumidores, operadoras de telefonia móvel, OEMs e grandes varejistas — e ajudam a proteger o meio ambiente.